Volto a escrever no blog, depois de um tempo "recolhido", por questões médicas e de disponibilidade de tempo. E volto com uma grande pretensão: lançar a campanha 'SETA: Use sem moderação!"
Faz 6 anos que moro em Brasília e dentre os muitos aspectos distintos da capital do Brasil, o trânsito é um destaque.
Temos uma via expressa, com 3 pistas em cada sentido, sem semáforos e com velocidade permitida de 80Km/h, que te larga no "centro" da cidade.
Quando começa a época das chuvas, o grande problema no trânsito, além dos alagamentos repentinos, são as primeiras chuvas, que deixam as pistas como um sabão. Campanhas publicitárias usam barras de sabão deslizando e se chocando, ao som de "Sabão Cracrá" para alertar os motoristas.
As faixas de segurança são respeitadas pela maioria dos motoristas. Basta o pedestre fazer sinal com o braço para que os carros parem antes da faixa e se possa atravessar a rua com segurança e civilidade.
Mas nem tudo são flores... Aqui não se usa a 'seta'... Carros mudam de pista, entram em outra rua, fazem conversões e atravessam na tua frente sem nenhum aviso prévio. Cada motorista que adivinhe o que o motorista da frente vai fazer... Adivinhe e se proteja!
E eu não estou falando de alguns, mas de muitos, a maioria... São pouquíssimos os que sinalizam acendendo o pisca-alerta e, destes, temos que retirar aqueles que só sinalizam depois...
Isto é a causa de muitos acidentes, estresses, xingamentos e até discussões entre motoristas.
Alguns amigos e amigas também reclamam deste "esquecimento" dos motoristas daqui e inclusive rolam algumas piadas, do tipo 'seta é acessório opcional', 'seta vem desligada de fábrica', etc. Nas últimas conversas sobre o assunto eu tenho dito que iria fazer um adesivo pra colocar no carro com os dizeres "SETA: Use sem moderação!" e já tenho até algumas encomendas. Então está aí o adesivo!
E está lançada a campanha!
SETA: Use sem moderação!
Aqui no post tem dois modelos,e o originais foram feitos para impressões de 90cm de largura por 9cm de altura, para serem colados na traseira dos carros. Se alguém quiser os arquivos para mandar fazer é só entrar em contato pedindo. Também fique à vontade para alterá-los e adaptá-los ao seu gosto e carro, pois estou publicando-os com licenças Creative Commons, como todo o conteúdo deste blog.
Então é isto! Está aí o adesivo e está lançada a campanha! Se parar na faixa de segurança 'colou', sinalizar também pode dar certo! Vamos mudar esta realidade e tornar nosso trânsito mais seguro e menos estressante!