quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ÓLEO DE COZINHA x ÁGUA


A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. Hoje, a maioria já sabe o poder de uma gota de óleo na água.
*Foto Keidy Beranger

ENTENDA O PROBLEMA:
Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre a mesma, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados nas redes coletoras de esgoto. Para quem gosta de pensar em cifras, se o produto for para a rede de esgoto encarece o tratamento dos resíduos em até 45%, e o que permanece nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes que contribuem para a enchente. “Quem sofre com tudo isto é o contribuinte que tem que pagar mais pela conta de água e esgoto e os comerciantes e moradores das áreas afetadas pelas enchentes”, salienta o pesquisador da USP de Ribeirão Preto, Antônio Carlos Ferreira Batista. Ainda nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres que necessitam de oxigênio. Mesmo no mar ele provoca estragos: o professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexandre D'Avignon, explica que a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Segundo ele, o óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo pia acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano. "Você acaba tendo a decomposição e a geração de metano, através de uma ação anaeróbica [sem ar] de bactérias".
TOME UMA ATITUDE:
Hoje já há empresas que recolhem este resíduo, com diversas filnalidades e algumas só para colaborarem, fazendo o papel de ligação entre os consumidores e as empresas que reciclam o óleo. O aproveitamento desse óleo se dá de diversas maneiras: é usado como gerador de energia em caldeiras, como base para a produção de ração animal ou para o desenvolvimento de biodiesel, além da já tradicional manufatura de sabão:
Material
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 mililitros de amaciante
1 quilo de soda cáustica em escama
Preparo
Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente
Coloque, com cuidado, a água fervendo
Mexa até diluir todas as escamas da soda
Adicione o óleo e mexa
Adicione o amaciante e mexa novamente
Jogue a mistura numa fôrma e espere secar
Corte o sabão em barras
ATENÇÃO:
A soda cáustica pode causar queimaduras na pele.
O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.
Por: Irene Lôbo Fonte: Agência Brasil
Para quem não tem esta disposição toda, já identifiquei aqui em Brasília algumas lojas do grupo Pão de Açúcar onde podemos entregar nosso óleo de cozinha (depois que o óleo esfriar, armazene em uma garrafa PET - àquelas de refrigerante - e tampe bem):
BRASILIA:
516 Sul SCRS 516, Bloco A - Lj. 45/46 - Asa Sul - Brasília / DF
Águas Claras Lote 2, Quadra 206 - Praça Tuim - Brasília / DF
Lago Norte SHIN, s/nº, Bloco A - Trecho 1 - Brasília / DF
Lago Sul SUIS/CI., QI.05 - Conj. F, 80 - Asa Sul - Brasília / DF
Sudoeste CCSW, 06, Lj. 4/5 - Brasília / DF
MAIS DO MESMO:
DMLU - Porto Alegre: dicas de como tratar vários tipos de resíduos.
Recicláveis.com.br: dicas de como tratar vários tipos de resíduos.
Ambiente em Foco; várias informações; muito bom!
Grupo Pão de Açúcar - óleo: dicas específicas para óleo de cozinha.
Grupo Pão de Açúcar - dicas: Indica para quais resíduos tem coletas e em que lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licenciamento

Trasmissão do Canal Molduras Provisórias

Desmatamento Zero!